• maebilingue

Teacher, sabia que a minha mãe fala Portuguese?

No último post eu comentei como o Lucas estava em relação às duas línguas. Desde que o Gustavo explicou para ele que ele fala duas línguas, ele tem perguntado direto se a palavra que ele disse, ou nós dissemos, é em português ou inglês.


Na semana passada, ele trouxe um livro em inglês chamado Gruffalo e nós lemos todas as noites antes de dormir. Dessa vez, ele trouxe um livro em português e por isso, a leitura antes de dormir seria em português.


Eu já li muitos livros para o Lucas em português, mas sempre fiz as interações em inglês. Olhem esse vídeo dele bebê com a história do peixinho.



Dessa vez, fiz a mesma coisa, mas essa foi a primeira leitura em português depois do Lucas já saber que ele fala duas línguas.


No meio da leitura ele tira o bico e fala: Mommy, you speaking in Portuguese?

Fotinho mais antiga. Matando a saudades desse mullet que ele tinha.

Foi muito interessante e totalmente inesperada essa pergunta dele. Conversei e expliquei para ele que sim, que eu estava lendo a história em português porque o livro estava em português. Depois disso, a leitura continuou normalmente.


Dois dias depois, na escola, Lucas faz um comentários com a teacher de inglês dele. A teacher, resolveu me mandar uma mensagem contando o que havia acontecido.


Eles estavam fazendo pizza, era uma cooking class, e enquanto conversavam, um colega disse: Teacher, tu sabia que a minha mãe também fala inglês?


Depois dele, outros colegas começaram a contar o mesmo, dizendo que o pai, ou a mãe também falavam inglês. Nisso, o Lucas olha para a teacher e diz:


Teacher, sabia que a minha mãe fala Portuguese?


Eu achei o MÁXIMO esse interação e a vontade dele de compartilhar essa descoberta com as profes e com os colegas.


Embora eu fale português com praticamente todo mundo na nossa volta, acho que até o dia da leitura, quando li o livro para ele em português, somado à descoberta dele de que agora o que falamos são duas línguas distintas, ele ainda não tinha se dado conta de que eu também sabia falar português. Ou, ele simplesmente não se dava conta que eu alternava as línguas, não via como algo distinto, como duas coisas diferentes.


Hoje mesmo no carro ele disse: I speak Portuguese and English. Ou seja, agora, com 3 anos e 6 meses, ele sabe que ele fala de duas formas diferentes.


É ou não é a coisa mais fofa desse mundo as descobertas dele? Espero poder compartilhar muitas outras com vocês.


#bilinguismo #bilingual #bilinguismo #bilingualism #codeswitching #english #ingles #portuguese #portugues

182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo